sexta-feira, 22 de junho de 2012

Identificando seu Bichinho

Isso é muito importante, pois são inúmeros os casos de pessoas que perdem seus bichinhos na rua, ou mesmo quando os próprios animais fogem de casa.
Pesquisando na internet, encontrei as seguinte opções para que eles sejam identificados e assim, possamos aumentar as chances de retorno, afinal, colocar fotos em postes não é muito eficaz, principalmente se o cão fugiu para longe do seu bairro:


Etiquetas ou Coleiras de identificação:
Esse é o método mais antigo. Você coloca uma coleira no seu amiguinho com seu nome (dono) e número de telefone, informando que se alguém achar o bichinho, favor entrar em contato. O ideal é que esses dados sejam gravados em uma placa de aço inoxidável. 
Li também que não é recomendável colocar o nome do bichinho, já que pessoas mau intencionadas podem se valer disso para ficar com o cachorro, porém, muita gente inclui o nome do animal também. 
Esse método não é infalível, pois o cachorro pode arrancar, ou mesmo quem achar o animal pode tirá-la e ignorar os dados. Porém, nem todos são ruins e existem grandes chances de quem achá-lo, entrar em contato com você através do número de telefone descrito, afinal, existem vários cães abandonados, esperando para ser adotados, o que significa que nem todos querem cuidar de um bichinho, aumentado a chance dele ser devolvido. 
Agora, se ele tiver sido roubado propositalmente, por ser de raça, esse identificação, infelizmente, de nada vai valer.
Ah! Não esqueça de manter atualizado seu número de telefone.



Tatuagem:
É uma forma de identificação permanente. Li que informar que seu cachorro é tatuado pode afastar ladrões profissionais, colocando, por exemplo, um adesivo em seu carro. Nesse tipo de abordagem (roubo), a venda do bichinho, por exemplo, já fica mais complicada para o ladrão. A identificação, normalmente, é feita na barriga ou na parte interna das cochas. 
Vi muita gente que faz a tatuagem na orelha, lugar mais visível, porém, também li que tem gente que corta a orelha do bichinho para tirar a marca. Que horror!!!!
Pode ser feita em um consultório veterinário ou por uma organização especializada. O cão pode ser anestesiado.
A tatuagem precisa ser registrada para ter alguma validade, caso contrário quem achar seu animalzinho não terá meios de entrar em contato com você. O centro de registro da sua cidade pode determinar um código a ser tatuado no bicho. Veja no Centro de Zoonoses da sua cidade informações. 
Acredito que a maior desvantagem da tatuagem é que nem todo mundo sabe que é necessário entrar em contato com um centro de registro, ou então , dependendo do código que foi registrado, pode não ficar claro em qual Centro você fez o registro. No entanto, as tatuagens e as etiquetas de identificação podem ser utilizadas em combinação, ou seja, na etiqueta você coloca o telefone do centro de registro com o nome do local e seu nome também, porém, se essa etiqueta for perdida ou arrancada, voltamos à estaca zero. Assim como nas etiquetas de identificação, é importante que o centro de registro da tatuagem saiba das suas mudanças de endereço e telefone.

Microchip:
Também é um método de identificação permanente. O microchip é implantado sob a pele da nuca do animalzinho, como se fosse uma vacina.
Para ser lido, porém, é preciso que o veterinário ou abrigo tenha um scanner para ler o código do microchip.
A aplicação de microchip tem como objetivo a identificação do animal em um cadastro de banco de dados. Quem utiliza bastante esse tipo de identificação são criadores de cães e gatos cujas associações exigem o chip para garantir a origem do animal e sua real identidade, evitando falsificações de pedigrees e documentos. 
O microchip dura muito mais tempo do que a esperança média de vida de qualquer animal, não se degradando. Por isso, só é necessário colocar uma vez na vida.
Quando o veterinário aplica o microchip, tem de preencher um documento com os dados do proprietário, do animal e do próprio veterinário. 
O microchip tem várias funções: identifica os responsáveis dos bichinhos em caso de abandono, evita maus tratos, guarda informações importantes sobre a saúde do animal e auxilia no controle populacional de cães e gatos.
Não abandone a coleira com identificação! O certo é utilizar os dois. Se uma pessoa na rua encontrar seu animal vai identificá-lo pela coleira. Caso seu animal perca a coleira, um veterinário, pet shop ou abrigo irão identificá-lo pelo microchip!
Não confunda o microchip com um rastreador, ou seja, ele não vai dizer onde seu animal está, porém, se seu animal for encontrado e levado para um local onde há o scanner, os seus dados serão conhecidos e assim, entrarão em contato com você.



Conheça também o Registro Geral Animal (RGA), clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário