sexta-feira, 15 de junho de 2012

Francesco - Lhasa Apso


Foto do Francesco bebê

Foto do Francesco em 2010, com 5 meses


Francesco de sapatos. Nunca conseguimos usá-los na rua...hahaha


Foto atual do Francesco (2012), com 4 anos

Esse esta comigo desde pequenininho. Ganhei de presente do meu marido. É bravinho que só ele, mas ao mesmo tempo é muito meigo com quem ele conhece, claro. 
O truque ao conhecê-lo, ou melhor, com qualquer cachorro com o qual você vá ter o primeiro contato é não manter contato visual direto. O cachorro pode interpretar como desafio. Deixe o animal te cheirar. É assim que ele vai saber quem você é. Nada de chegar agradando, passando a mão na cabeça.
Para vocês terem uma idéia, o apelido dele no pet shop onde toma banho é Pit Bull, não desmerecendo essa raça, claro, até porque, o cão bravo é culpa do dono. Quem já viu o Cesar Millan na televisão, sabe que ele tem um pit bull, chamado Daddy, que é uma "moça" de tão calmo e educado. Tanto que ele o levava para adestrar os outros cães.
Um problema do Fran é que não consegui adestrá-lo para fazer xixi no lugar certo, ou seja, tive que me adaptar. Minha sala tem uma cerca onde ele só entra sob supervisão. Espalhei algumas fraldas pela casa, onde ele costuma fazer xixi e ando com um vidro de álcool à tira colo para quando ele resolve fazer xixi em um lugar sem fralda... hahaha. 
Engraçado é que no começo ele fazia na fraldinha, depois, não sei porque, resolveu se rebelar e fazer em qualquer lugar. Já usei de tudo, aqueles sprays adestradores para colocar no local onde ele fez xixi e tentar repelir pelo cheiro, comprei até um cone (imitando um postinho), mas nada adiantou.
Eu sempre passeio com ele, mas macho não faz todo o xixi de uma vez, ele sempre guarda umas gotinhas para mais tarde, impressionante!
Como todo cachorro de raça ele é bem delicado, não pode comer nada muito diferente de ração, caso contrário, passa mal, fica com dor de barriga e aí tenho que correr para o veterinário para entrar com antibióticos.
Na verdade, a veterinária sempre me disse que ração é o alimento ideal, balanceado e que o cão não precisa de mais nada. Fico com dó dele comer sempre a mesma coisa, mas percebi que não tem jeito, ele sempre passa mal se come repetidamente alguma coisa diferente. 
Acreditem se quiser, mas, uma vez , dei cenoura cozida no vapor e ele passou mal. Vomitou e tal!
Ele não é muito sociável com outros cães, de brincar junto, correr junto. O Fran é bem individualista. Gosta de brincar conosco (eu e meu marido) e sozinho. Tanto que a Meg, minha outra cachorra, tenta brincar com ele, mas ele a ignora, totalmente!
Ah! Mais uma curiosidade sobre o Francesco. Ele morre de medo de fogos!!! Acho que isso é a única coisa que faz ele ficar mansinho, mansinho!!!


Vídeo do Francesco fazendo o que mais gosta: Brincando de pegar a bolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário